Receba nossos conteúdos toda semana direto na sua caixa de mensagens

Experimente! Caso não goste cancele em apenas um clique

Loading

Isenção de IPVA para veículos elétricos

Além da economia em combustível, que logicamente é uma das maiores vantagens em possuir um veículo elétrico, a manutenção reduzida e isenção de impostos como IPVA, são grandes motivadores para quem está procurando uma iniciativa sustentável de mobilidade urbana. Leia neste artigo quais são os estados brasileiros que preveem isenção de IPVA para veículos elétricos.

Mateus Renosto23 jul, 19 - LEIA EM 3 minutos
Isenção de IPVA para veículos elétricos
Além da economia em combustível, que logicamente é uma das maiores vantagens em possuir um veículo elétrico, a manutenção reduzida e isenção de impostos como  IPVA, são grandes motivadores para quem está procurando uma iniciativa sustentável de mobilidade urbana.

O motivo dos governos concederem benefícios fiscais é incentivar a adesão de veículos menos poluentes em centros urbanos que não param de crescer e, juntamente com o crescimento populacional, aumenta a poluição por meio da emissão da queima de combustíveis dos meios de transporte.


A isenção de IPVA já está valendo em sete estados brasileiros para proprietários de veículos movidos a motores elétricos e outros três estados, os VEs têm alíquota do IPVA diferenciada. A ABVE (Associação Brasileira do Veículos Elétricos) defende a extensão da isenção do imposto para todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.

Isenção de IPVA para carros elétricos no Brasil

No Mato Grosso, há um projeto que tramita na Assembleia Legislativa (ALMT) e prevê isenção de Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos que circulam no estado. O objetivo é reduzir o custo de aquisição do veículo para estimular a preservação do meio ambiente.

A proposta do deputado Wilson Santos (PSDB) acrescenta a seguinte redação à Lei estadual 7031 que disciplina a cobrança do IPVA.

“Art. 7º- É isenta do imposto a propriedade de veículo nos seguintes casos: X – veículos impulsionados por energia elétrica e/ou a hidrogênio, tanto movidos exclusivamente por cada um destes combustíveis quanto em modalidade híbrida”.

Em Mato Grosso, o número de carros elétricos subiu de 70 para 324, nos últimos dois anos, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). As cidades com carros elétricos, até o momento, são Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande.

Mais ao sul, no Paraná, a isenção do IPVA já foi aprovada pelo Governador e a partir de então, segue para a aprovação na Assembleia Legislativa do estado.

Prefeito Rafael Greca, assina com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o chefe da Casa Civil do Estado, Guto Silva, e Roberto Marcelino, do Icities, a isenção do IPVA à circulação de veículos elétricos e híbridos. Curitiba, 21/03/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS