Receba nossos conteúdos toda semana direto na sua caixa de mensagens

Experimente! Caso não goste cancele em apenas um clique

Loading

Green Friday 2020

Mateus Renosto10 nov, 20 - LEIA EM 5 minutos

Nos Estados Unidos, o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças (última quinta-feira do mês de novembro) marca o início da temporada de compras de Natal com a famosa Black Friday. Desde meados dos anos 2000, quando as compras online começaram sua ascensão, varejistas locais em vários países imitaram os descontos oferecidos pelos Estados Unidos naquele dia para se manterem competitivos. Alguns anos se passaram e a Black Friday representa praticamente uma semana inteira de descontos e condições “tentadoras” de pagamento.

 

Não demorou muito para que a Black Friday se tornasse um símbolo de consumo excessivo e superprodução, que se dá pelo seu impacto negativo, incluindo a exploração de recursos naturais e poluição.

 

Felizmente, nos últimos dois anos, um pequeno movimento online informal começou a tomar forma. Batizado de Green Friday, o movimento se opõe à Black Friday e ao consumo irresponsável que ela acarreta, incentivando o consumidor a pensar e agir de forma sustentável.

 

Diversas são as iniciativas aqui no Brasil e lá fora, que vão desde ações de conscientização com colaboradores da empresa, adoção de comportamentos sustentáveis a até (pasme!) lojas que fecham suas portas neste dia tão esperado por grande parte do varejo e dos clientes. 

 

E por aqui não seria diferente! A Hitech Electric tem um compromisso genuíno com a saúde do planeta. A sustentabilidade está no nosso sangue e é um dos pilares que sustentam nossa empresa.

 

Por conta disso, aderimos ao movimento Green Friday com uma campanha voltada para a arrecadação de fundos para o Instituto de Estudos Ambientais Mater Natura. 

 

Como?

 

Muito simples: destinaremos 10% de todas as vendas realizadas no período de Green Friday e mais R$ 25,00 da venda de cada e.coBag para o Instituto Mater Natura. Nosso objetivo é dar luz a esse movimento que luta contra o consumo desenfreado e irresponsável que os grandes descontos da Black Friday provocam.

 

Não pretende comprar um veículo elétrico ou uma de nossas e.coBags? Não tem problema! Leia abaixo algumas dicas que preparei para você aderir a uma vida mais sustentável.

 

Compra consciente

Hoje em dia, provavelmente todos somos um pouco culpados por comprar mais do que precisamos e fazer menos uso de nossos bens. Veja as roupas como exemplo: de acordo com uma pesquisa do Greenpeace, um adulto compra em média  60% mais roupas todos os anos e as mantém pela metade do tempo que mantinha há 15 anos – um trágico desperdício de recursos e dinheiro.

 

Antes de ir às compras, pare um momento para refletir se você realmente precisa daquele item e por quê. É uma substituição? O antigo pode ser consertado? Você consegue se imaginar usando esse item mais de uma vez? Se as respostas forem sim, sim e sim, tente comprar alternativas éticas e verdes.

 

Compre do pequeno

Comprar dos pequenos produtores e varejistas é a maneira mais fácil de reduzir a pegada de carbono de nossas compras (o carbon footprint).

 

Dê um passeio pelo seu bairro durante o fim de semana da Green Friday e descubra produtos exclusivos em lojas familiares com atendimento personalizado.

 

Não se esqueça de levar suas ecobags e recusar embalagens desnecessárias ou descartáveis. Você pode ser criativo e encontrar alternativas ecológicas para embrulhar seus presentes em casa.

Brechós

Os brechós costumam ter pequenas riquezas e tesouros escondidos. Desfrute da descoberta de itens em ótimo estado por uma fração do preço original. É uma ótima maneira de reduzir a demanda por novos produtos (e sua pegada de carbono) enquanto apoia uma boa causa ao mesmo tempo.

 

Também é uma boa chance de organizar e doar qualquer coisa que você não precise ou use mais.

 

Reciclado e reciclável

Se você for comprar algo, opte por produtos feitos de materiais reciclados que podem ser reciclados novamente. Você minimiza o seu impacto no planeta, evita que resíduos caiam em aterros e apoia a Economia Circular!

 

E então recicle um pouco mais

Independentemente de nossos esforços, sempre há um pouco de embalagem da qual é impossível escapar. Não se preocupe: simplesmente certifique-se de descartá-los de maneira adequada para garantir que sejam reciclados.